sábado, 1 de maio de 2010

Sub-pensamentos (reformulação)

Bem, como eu mesmo achei que a minha explicação inicial sobre sub-pensamentos foi muito confusa, eu fique pensando até chegar a uma outra explicação que ao meu ver parece mais fácil de ser entendida.

Vamos lá.

Quando você precisa 'pensar' alguma coisa, você reúne informações necessárias para formar o seu pensamento. Essas informações que ficam boiando na sua cabeça são as mais diversas, como argumentos, palavras específicas, justificações, suas expressões, e inclusive as ferramentas do idioma. Para não confundir, eu chamo essas informações de micro-pensamentos.
Ao surgir a necessidade de compor um pensamento, os micro-pensamentos são automaticamente reunidos na sua cabeça e passam por um tipo de 'filtro', que vai formar o pensamento em si como uma idéia linear e que faz algum sentido.

Porém, algumas vezes, os micro-pensamentos são escolhidos de forma errônea, ou por acaso o 'filtro' acaba falhando, e você tem um pensamento que não faz muito sentido, que contradiz o que acabara de dizer, que duvida de obviedades, que cria hipóteses mirabolantes e desnecessárias sobre coisas muito simples e medíocres. E esse tipo de pensamento apenas brota na sua cabeça, como m pop-up ou um contato no MSN. E ésse tipo de pensamento, meus irmãos, que eu chamo de sub-pensamento. Sub, justamente, por ser um pensamento formado, porém de certa forma defeituoso ou inferior, um pensamento que por não ter sido bem concluido virou uma informação maluca ou simplesmente nonsense. E involuntária. Você não formula sub-pensamentos, eles apenas surgem.
Só para contar, um dos meus desenhistas nacionais favoritos, Fábio Yabu, chama esse evento de "Momento Jésica Simpson" ou "Coisas idiotas que se passam pela minha cabeça por meio segundo". Não sei o porquê da primeira nomenclatura, mas a segunda é auto-explicativa.

Como sub-pensamentos, podemos citar alguns exemplos das categorias em que eles se encaixam:

Hipótese Mirabolante Sobre Coisa Simplória E Idiota:
Como dizer? Digamos que você breque seu carro e ele faz um barulho engraçado. Então pulam na sua cabeça informações sobre efeitos de acústica e fricção do pneu.
Aí alguém buzina e você acorda.

Informaçõs que contradizem a si mesmas
"Então quer dizer que se eu for pra casa eu vou ver Pelé?"

Obviedades.
"Cara, como eu queria falar sozinha" (by Lu) *falando sozinha*

Obviedades que sempre estiveram lá mas você nunca percebeu:
"Por que o símbolo da Shell parece uma concha?"

Mistura de Informações
"Mas cadê a informação nutricional desse desodorante?" (by Capelo)

Informação Aleatória Nonsense
"
É exatamente a mesma coisa. Mas sem os macacos flamejantes"

Lembrançaa Misturadas
Passei minha infância descalço, pisando no prego e no vidro, até descobrir que chocolate é a coisa mais maravilhosa do mundo.

Entre outras, não vou conseguir listar todas as categorias porque, bem, sub-pensamentos são coisas da mente. As probabilidades são virtualmente infinitas.

So long.

Nenhum comentário: