quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sobre Música.

Uma palavra sobre meu gosto musical e porque eu simplesmente valorizo muito mais o rock'n'roll do que outros estilos musicais.
Postado originalmente no meu perfil do orkut, aqui está um pouco complementado.

-------

A diferença entre o nosso gosto musical e o das "outras pessoas" é simples. Bem simples.


Perceba, nós ouvimos rock'n'roll.

Esse mesmo rock'n'roll que nossos pais ouviam.

Ou ainda, alguns grupos mais novos mas que são influenciados por esses que já existem a muito tempo.

Pode não ser um dos estilos de música mais exemplares para a sociedade...

Mas com certeza é o melhor.

Sem querer menosprezar outros estilos.

Muitos são bons e inclusive eu escuto: Rap, pop, clássica, eletrônica, etc.

Mas rock é rock.

E música boa não se restringe a uma geração.

Quer um exemplo?

Iron Maiden, Deep Purple, Ramones, Black Sabbath e outros são ouvidos desde que nossos pais eram jovens.

São algo como um legado que nos foi deixado.

Muitos dos grupos ainda existem. Se já terminaram, ainda são escutados.

Por outro lado ninguém se lembra do Créu ou da Dança da Motinha.

Se se lembram, fingem não lembrar.

São músicas momentâneas, ridículas... são esquecidas em poucos meses. Vivem da modinha.

-------

Sinceramente, eu acho que música boa é aquela que resiste a gerações. Ou que tem potencial para resistir.

Nossos grupos favoritos de Rock'n'roll são antigos; mas alguns relativamente novos são tão bons quanto: The Strokes, Red Hot Chili Pepers, etc.

Música Clássica com certeza é boa. Mas tem que saber apreciar. Eu particulamente não sei; mas valorizo ela mesmo assim. Pois ela tem seu crédito.

Há algumas músicas que eu considero boas, mas não são muito famosas.
Daft Punk, por exemplo, só é escutado por fãs mais antigos. Eu curto bastante, apresar de escutar um número pequeno de música.

Toda música pode ser boa, se for escrita com o coração. É o que eu acho; eu realmente prefiro rock'n'roll porque, antes de mais nada, os caras falam sobre seus sentimentos, sobre situações, etc, não e de forma inteligente, que muitas vezes não basta apenas ser ouvida, mas também interpretada.
Da mesma forma, outros estilos também podem ser bons: forró, samba, ou esses estilos que eu curto quase (ou nada). Como forró eu posso citar o grupo Falamansa, que não apelava para o vulgar quando nasceu. Eu realmente respeito. Mas, nunca mais ouvi falar deles. Será que tem alguma relação? Capaz.

Por outro lado, esses funks e outras músicas que hoje em dia parecem ser escritas "só pra encher CD". Parecem ser feitos de qualquer jeito, sem inteligência nenhuma, com lances feitos nas coxas, saka o que eu tô dizendo?
Não precisa ser nenhum artista pra rimar "blusinha" com "calcinha"... e já podem entender o contexto da música em si...
Por outro lado, existem, sim, funks bons. Glamourosa do MC Marcinho é um deles. Sabe por que? Porque o cara escreveu com o coração. Pela letra, parece que o autor está apaixonado, ou ao menos fascinado. E, como é de se esperar, nunca mais ouvi essa música.

Bom, finalizando o post de qualquer jeito.

*Quejinho escreveu e foi desenhar*

Nenhum comentário: