sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crítica - Álcool

Primeiro, eu quero pedir desculpas por não ter postado a crítica de ontem. Eu tava muito³ cansado pra postar e também usei o computador por pouco tempo. Enfim, quero encerrar a semana de críticas com um post um pouco mais sério. Eu vou criticar dessa vez o uso de álcool.

O álcool é uma substância que altera a mente. Ou seja, querendo ou não, é uma droga. Encarem o fato como preferirem, podem me levar a sério ou dizer que eu estou exagerando, mas o álcool é sim uma droga.
E por que dizer o contrário? Até aquela Vitamina C que você toma quando está com o nariz escorrendo é uma droga.

O álcool sempre esteve presente na sociedade. Em momentos de festa, em grandes eventos, alguns deles até históricos, contavam com a presença do maldito líquido. Eis que ele acabou se tornando presença permanente em reuniões até os dias de hoje.

Tanto que uma grande parcela da população faz uso do álcool.
É o piór, cada vez mais cedo.

Aham, é esse o principal ponto em que eu queria chegar. O uso de álcool na adolescência. Ou infância, até, claro que existem casos.

Eu tento entender o porquê de as pessoas começarem a beber ainda jovens.
Um dos prováveis motivos é o "prazer" que a bebida causa. Claro, quando você bebe, você fica mais alegre, perde a vergonha, começa a "filosofar", etc, cada pessoa tem sua própria reação.
Ou, uma das razões que eu acho mais condizentes - os adolescentes começam a eber para se sentirem mais "adultos". Bebem para mostrarem que não são mais "crianças". Bebem para acharem que são superiores a outros.

/adjetivocomumenteutilizadoemminhascriticassociais: RIDÍCULO!

Eu simplesmente acho ridiculmente desnecessária a idéia de querer parecer mais velho. Mesmo porque, essas crianças que bebem para se acharem adultas não começam a praticar as responsabilidades de um adulto.

E claro que há muitos comerciantes que não se importam e vendem bebidas alcoólicas para jovens (negócio e negócio!), colaborando assim com que eles exerçam seu vício.

Claaaaro. Bebida não é vício. Eeeeu, viciado? Não, você não. Quando você quiser você larga.
Pois então, pense e largue logo, porque a bebida se torna um vício horrível.

Sabem? Existe uma razão para a bebida ser proibida para menores de 18 anos.
Como eu já disse, o álcool é uma droga. Ela age sobre o sistema nervoso central. Acontece que esse sistema, no ser humano, está em formação até aproximadamente a tal idade. Quem bebe está corroendo seu cérebro aos poucos. Pode ver que a maioria dos nerds/inteligentes são abstêmios. /fato

A bebida pode inclusive levar a outros vícios - como fumo e narguilé. Mas isso é assunto para outro post (fora da semana de crítica)

Bom, eu estava pra escrever uma conclusão, mas eu acho que não tenho mais o que dizer (e a minha concentração acabou, então eu paro por aqui mesmo)

2 comentários:

Bruno Antonelli disse...

É isso aí bro! Alcool é para os fracos que querem fugir da realidade ou parecerem legais pra pessoas fúteis ou parecerem mais velhos, falhando nisso nos termos "responsabilidade" e "bom senso"! 8D/

CaPeLo disse...

Eu vou copiar pro meu blog e colocar os devidos direitos autorais XD
Código para postar: stladi