sábado, 19 de julho de 2008

Sufixos Honoráveis

Nem todo mundo que lê meu blog é otaku/otome, então eu me senti na obrigação de explicar os ditos sufixos honoráveis =)

O que são?
São sufixos usados no Japão, depois do nome, pra formar apelidos ou demonstrar respeito ou hierarquia. Eu uso alguns deles, não todos lógico, e não conheço alguns, mas vou explicar os mais comuns:

-chan
Esse é o mais fofo que existe xD e na realidade é usado para compor apelidos para meninas ou crianças pequenas (nesse caso de ambos os sexos). A gente também usa com alguma ironia, por exemplo com o Rii-chan, que é macho e não é nenhuma criancinha hehehe.
Exemplos: Purishi-chan, Juju-chan, Rii-chan, Mika-chan

-kun
Kun é um tratamento usado para garotos em idade colegial (como eu e meus amigos hehe) e na verdade tem um significado parecido com "san", mas também denota intimidade, como uma versão masculina pro "chan".
Também é usado (rudemente) com mulheres inferiores na hierarquia.
Exemplos: Ale-kun, Capelo-kun, Everton-kun, Erick-kun

-senpai
Senpai não é um "órfão", é alguém mais velho ou com mais experiência em determinado assunto.
Por exemplo, alguém mais graduado numa arte marcial é um "senpai".
Exemplo: Welington-senpai, Eruton-senpai (apesar do Elton não ter nada de senpai, eu só gosto de chamá-lo assim)

-sensei
Sensei é a definição para "mestre" ou "professor". E é utilizado como sulfixo quando se fala com o tal mestre ou professor.
Exemplo: Mario-sensei, Elton-sensei (esse é outro Elton, meu professor de Judô)

-sama
Sama é o sufixo para alguém a quem se deve muito respeito.
Denota distanciamento e falta de intimidade. Se usado sem ser sufixo, "sama" significa "Deus".
Pode ser traduzido como "Senhor", "senhora" ou "senhorita".

-san
Esse também demonstra respeito, mas é como uma forma mais popular de "sama", podendo ser traduzido como "seu", "dona" e tal.
Só que aqui a gente usa de qualquer jeito também xD
Exemplo: Vini-san

-dono
Título pouco utilizado atualmente (era mais comum na época do Japão Feudal ) e usava-se para samurais ou alguém superior na hierarquia.
Equivale mais-ou-menos ao ocidental "Sir".
Exemplo: Yuri-dono

Créditos:
Textos lidos nos glossários dos mangás Bleach, Naruto e XXXHolic, que me foram arranjados respectivamente pelo MaX, pelo K-2 e pela Purishi-chan =3
(Apesar da maior parte eu ter escrito de cabeça) lol
Fora o "dono" que eu vi no game de RPG Maker 2000 "Romancing Walker" ^^

Nenhum comentário: